Postado por: DIOGO CÉSAR PEREIRA 07/06/2013





Em termos de como seu currículo parece, faça dele uma obra de arte, mas não o faça se maneira artística. Para profIssionais de negócios, é importante que não o faça parecer exagerado ou moderno. 

Fique dentro da fonte 10-12 e deixe bastante espaço em branco isto; torna o currÍculo convidativo a leitura. Se na sua apresentação está faltando algo, ou se você tiver palavras com erros ortográficos ou outros erros maiores, o leitor provavelmente irá supor que você é mesmo negligente em seu dia-a-dia de trabalho, quando menos ainda está em jogo. 

Se você está usando Microsoft Word, eu recomendo que use uma tabela para ter certeza que as coisas fiquem na posição correta quando enviado para outras pessoas que poderão ter uma versão diferente do Word ou configurações de vídeo diferentes. No entanto, se usar uma tabela, tenha certeza e defina como branca a cor da mesma. Caso contrário, eles verão uma linha cinza clara ao olhar uma cópia digital. 

Um outro ponto sobre o Word: ele salva informações sobre o documento que você pode não querer que os seus leitores vejam. Por exemplo, eu olhei para o currículo de alguém procurando por um trabalho clicando em "Arquivo", depois em "Propriedades" e notei que eles originalmente fizeram um currículo para uma companhia totalmente diferente da que eles estavam solicitando. 

Não é um grande problema, mas tenha cuidado com outras informações que você talvez esteja mandando junto sem saber.

________________________________________________________________________

Veja também as outras dicas sobre como elaborar um currículo sensacional:


1 - Currículo: O "Triângulo de Ouro" - Onde você deve colocar as informações mais importantes para que o selecionador queira ler o seu currículo.

2 - Currículo: Liderando com verbos fortes! - Como mostrar que você liderou ações que trouxeram ganho para a empresa.

3 - Currículo: O método "C.A.R." - Como dizer, em breves frases, o contexto da situação, a ação que você tomou para resolvê-lo, e o resultado que você atingiu.

Trecho do material elaborado por Hilton Costa & Rogério Finholdt, do Centro de Autossuficiência Profissional (SRE) de Porto Alegre, d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. www.bemestarsud.org.br